Sexto dia: A Comunhão com a Criação

Animadora: Nossas Direções Congregacionais afirmam que, “crescemos na consciência de que toda a criação e a vida estão interconectadas e refletem o amor de Deus Uno e Trino”(DC). Também o Papa Francisco, em sua encíclica ‘Laudato Si’, nos diz: “Nunca é demais insistir que tudo está interligado” (LS 138).

Todas: Todos os elementos do planeta, desde as partículas subatômicas, até os animais e ecossistemas, tudo está intimamente relacionado entre si. Nenhum ser vive isolado.

Animadora: “O Espírito nos ensina a ver que nossa missão de partilhar “vida em plenitude” engloba não apenas todas as pessoas, mas toda a criação”(DC).

Todas:  “Percebemos que a Mãe Terra foi violada e privada de sua dignidade. Se ela sofre, toda a vida sofre”(DC).


PALAVRA DE DEUS

Animadora: Deus criou o mundo e tudo o que nele existe como expressão do seu amor e, como nos narra o livro do Gênesis, “Deus viu que tudo era bom”(Gn 1, 25).

Canto para aclamar a Palavra de Deus (à escolha)

Leitora:  Leitura do livro do Gênesis (Gn1, 1-3.9-12.20-22.24-26)

Momento de silêncio para interiorização da Palavra.

 

APROFUNDANDO A PALAVRA

Animadora:  Durante muito tempo, nós cristãos, ao interpretarmos erroneamente as palavras “dominar” e “submeter a terra”, nos achamos no direito de destruir e explorar a natureza como se fôssemos seus donos absolutos. Ouçamos o que o Papa Francisco nos diz na encíclica ‘Laudato Si’.

Leitora 1: “...Hoje devemos decididamente rejeitar que, do fato de sermos criados à imagem de Deus e do mandato de dominar a terra, se deduz um domínio absoluto sobre todas as criaturas. É importante ler os textos bíblicos no seu contexto, com uma justa hermenêutica, e lembrar que nos convidam a “cultivar e guardar” o jardim do mundo (cf. Gn 2,15). Enquanto ‘cultivar’ quer dizer lavrar ou trabalhar um terreno, ‘guardar’ significa proteger, cuidar, preservar, velar.”(LS 67).

Todas:  “Isto implica uma relação de reciprocidade responsável entre o ser humano e a natureza”(LS 67).

Leitora 2:  “Cada comunidade pode tirar da bondade da terra aquilo de que necessita para a sua sobrevivência, mas também tem o dever de protegê-la e garantir a continuidade da sua fertilidade para as gerações futuras”(LS 67).

Todas: “O amor de Deus é a razão fundamental de toda a criação. Cada criatura é objeto da ternura do Pai que lhe atribui um lugar no mundo”(LS 77).

Leitora 3: “O meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos. Quem é proprietário de uma parte, é apenas para administrá-la em benefício de todos. Se não o fizermos, carregamos na consciência o peso de negar a existência aos outros”(LS 95).

Todas: “A terra é uma herança comum, cujos frutos devem beneficiar a todos. Toda abordagem ecológica deve integrar uma perspectiva social que tenha em consideração os direitos fundamentais dos mais desfavorecidos” (Cf. LS 93).

 

PARTILHAR A VIDA

  • Como podemos reler a narração da criação com um novo olhar, assumindo a responsabilidade de cuidar e preservar a natureza?
  • O que significa em nossa vida diária afirmar que a terra é a nossa Casa Comum? Que mudanças de atitude isso implica?


PRECES DA COMUNIDADE

Animadora: Deus nos chama para continuar sua obra criadora, administrando com amor e ternura os bens que são de todos. Peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a crescer em nossa consciência e responsabilidade no cuidado de nossa Casa Comum.

Todas: Espírito Criador, ajuda-nos a cuidar e proteger tudo o que Deus criou.

  • Espírito Santo, guia-nos no urgente desafio de proteger a nossa Casa Comum, buscando meios de unir a família humana para um desenvolvimento sustentável e integral, que traga mudanças na realidade atual. (Cf. LS 13).
  • Espírito Santo, ajuda-nos a discernir e a avaliar nosso estilo de vida e apostolados na ótica da integridade da criação(Cf. DC), num verdadeiro processo de conversão ecológica.
  • Espírito Santo, que nossas decisões e planos manifestem nosso compromisso de justiça para com a criação(Cf. DC).
  • Espírito Santo, engaja-nos em apostolados que protejam e promovam a vida e o bem estar de toda a criação.
  • Espírito Santo, que possamos confiar que “o Criador não nos abandona, nunca abandona no seu projeto de amor, nem se arrepende de nos ter criado. A humanidade ainda possui a capacidade de colaborar na construção da nossa Casa Comum” (LS 13).

A comunidade poderá continuar com preces espontâneas.

Canto à escolha (opcional)

ORAÇÃO CONCLUSIVA

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222