Sétimo dia: A Comunhão dentro da Congregação

Animadora: A vida em comunhão entre nós, dentro da Congregação, é fruto do diálogo e da aceitação das nossas diferenças. “Nossa interculturalidade de SSpS é uma expressão dos muitos rostos do Espírito. Experienciamos tanto a riqueza como as lutas da vida comunitária intercultural e intergeracional”(DC). 

Todas: “Somos comunidades interculturais e interconecta-das a serviço da missão de Deus” (Cf. 13o Capítulo Geral).

Animadora: “Em nossa internacionalidade vivemos as tensões da humanidade que expande sua consciência para horizontes globais e, ao mesmo tempo, vivemos as lutas dos povos para manter sua identidade cultural e soberania nacional” (Cf. DC 14o Cap. Geral).

Todas: “Somos comunidades interculturais e interconecta-das a serviço da missão de Deus”(Cf. 13o Capítulo Geral).

Animadora: “Tomamos consciência e honestamente assumimos os aspectos de luz e sombra de nossa vivência intercultural e intergeracional. Abrimo-nos à transformação permanente ao nos familiarizarmos com a diversidade e o desconhecido”(DC). 

Todas: “Somos comunidades interculturais e interconecta-das a serviço da missão de Deus”(Cf. 13o Capítulo Geral).

 

PALAVRA DE DEUS

Animadora: Como discípulas missionárias de Jesus, o Espírito nos impele a valorizar a diversidade dos dons que recebemos por intermédio de nossa interculturalidade e a construir comunhão entre nós como membros de um mesmo corpo. Ouçamos o que o apóstolo Paulo tem a nos dizer sobre isso.

Canto para aclamar a Palavra de Deus (à escolha)

Leitora: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 12, 4-14).

Momento de silêncio para interiorização da Palavra.


APROFUNDANDO A PALAVRA

Animadora: Somos mais de 3 mil Irmãs, de 50 nacionalidades diferentes e presentes nos cinco continentes, em 49 países. Cada uma de nós traz características pessoais, familiares e culturais que nos tornam singulares. A unidade na diversidade precisa ser cultivada e é fruto da comunhão com Deus Uno e Trino que gera comunhão entre nós, transformando-nos em membros de um único corpo.

Todas: A interculturalidade é uma benção e um desafio. Implica numa abertura intencional e cuidado atento alimentados diariamente.

Leitora 1: Cada Irmã traz dons culturais à comunidade e à missão. Tanto quem chega como a comunidade que a recebe experimenta feridas e lutas no processo de integração cultural. Como compreender a outra Irmã, quando sua linguagem é limitada? Como se dá a aceitação mútua? Quando não se percebe o problema e este não é tratado de maneira adequada, surgem insatisfações na missão e algumas Irmãs pedem para retornar ao país de origem (Cf. Informe Congregacional 2008 -2014).

Todas:  Nossa interculturalidade é uma bênção e um desafio. Exige abertura intencional e cuidado atento, alimentados diariamente.

Leitora 2: “Em um mundo dividido pela luta por liberdade e sobrevivência, onde há tantos povos deslocados, refugiados e migrantes, onde as nações resistem e não querem acolher aos recém chegados a seus países, nosso testemunho como comunidades internacionais e multiculturais além de ser um desafio, é um sinal profético em meio a estas realidades interculturais globais” (Informe Congregacional 2008 -2014).

Todas:  Nossa interculturalidade é uma benção e um desafio. Exige abertura intencional e cuidado atento, alimentados diariamente.

Leitora 3: “Estar inculturadas significa ir além de nossa própria cultura, nos adaptarmos à cultura local e viver de acordo com a cultura do Evangelho. E, revestirmo-nos de Cristo, vivendo e atuando como Jesus faria em nosso contexto específico” (Informe Congregacional 2008 -2014).

Todas:  Nossa interculturalidade é uma bênção e um desafio. Exige abertura intencional e cuidado atento, alimentados diariamente.

 

PARTILHAR A VIDA

  • Como experimento a diversidade de dons em nossa comunidade? Quais destes dons consigo identificar?
  • Podemos afirmar que, mesmo sendo muitas e de diferentes raças e nações, formamos um só corpo? Que sinais comprovam essa afirmação?

 

PRECES DA COMUNIDADE

Animadora: A partir dos últimos Capítulos Gerais, temos assumido mais conscientemente o desafio de passar do simplesmente viver juntas a um estar profunda e espiritualmente vinculadas. Nossas comunidades estão criando espaços para o diálogo intercultural e para partilhar a riqueza que nossa diversidade cultural aporta. Isso exige um contínuo dinamismo e disposição para nos deixarmos transformar, o que é fruto da ação do Espírito Santo em nós.

Todas: Ó Espírito Santo, que a força de vossa comunhão realize em nós as mudanças de que necessitamos.

  • Rezemos para que nossa formação hoje, tanto inicial quanto permanente, possa se abrir às mudanças paradigmáticas na expressão de nossa Vida Consagrada, vida comunitária e em nossos estilos de liderança.
  • Que nossas estruturas Congregacionais e os estilos de liderança que cultivamos, possam facilitar a participação e a comunhão de todas as nossas Irmãs, nos diferentes níveis de nossa organização comunitária, provincial ou regional e congregacional.
  • Que possamos crescer na prática do discernimento comunitário e da liderança participativa, integrando tais atitudes em nossa maneira de agir cotidiana.
  • Senhor, ajuda-nos a ter sempre bem vivo no coração o compromisso com os pobres, especialmente na maneira como usamos nossos recursos humanos e financeiros, no processo de tomada de decisões e nas prioridades que escolhemos em nossos apostolados.
  • Que sejamos mais coerentes com nossas opções, avaliando e reformando nossas estruturas congregacionais, para melhor servirem a missão.
  • Que ao examinarmos regularmente nosso estilo de vida à luz do nosso compromisso total com a missão e o cuidado dos marginalizados, tenhamos a coragem de fazer as mudanças necessárias.  


A comunidade poderá continuar com preces espontâneas.

Canto à escolha (opcional)

ORAÇÃO CONCLUSIVA

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222