Oitavo dia: Em Comunhão com os outros

Animadora: “O movimento de globalização e planetização muda nosso padrão de colaboração e comunicação. Somos chamadas a unir forças com todos os inspirados pelo mesmo Espírito, tais como parceiros leigos em missão, mas também com os de outras organizações, culturas e religiões.

Todas: O Espírito Santo nos convoca a construir pontes de amizade com pessoas de outros povos, culturas e religiões.

Animadora: Na encíclica ‘Laudato Si’, o Papa Francisco fala da interdependência e da compreensão do nosso “planeta como pátria e a humanidade como povo que habita uma casa comum”. Ele aponta para a necessidade de se buscarem soluções a partir “de uma perspectiva global e não apenas para defesa dos interesses de alguns países. A interdependência obriga-nos a pensar num mundo único, num projeto comum”(LS 164).

Todas: O Espírito Santo nos convoca a construir pontes de amizade com pessoas de outros povos, culturas e religiões.


PALAVRA DE DEUS

Animadora: O Apocalipse nos fala de “um novo céu e uma nova terra” e que Deus renova todas as coisas (Ap 21, 1-5). Este mundo novo que sonhamos só será possível pelo diálogo e respeito às diferenças.

Canto para aclamar a Palavra de Deus (à escolha)

Leitora: Leitura do livro do Apocalipse (Ap 21, 1-5)

Momento de silêncio para interiorização da Palavra.

 

APROFUNDANDO A PALAVRA

Animadora: O mundo atual atingiu tal grau de complexidade que já não é possível resolver os problemas apenas com políticas locais ou nacionais, mas sim com ações conjuntas, envolvendo todos os povos. Infelizmente estamos longe de alcançar uma visão planetária em que se deixe de lado os interesses políticos e econômicos para se pensar na humanidade como um todo.

Todas:  Espírito Santo, esperamos por um novo céu e uma nova terra.

Leitora 1: Como Missionárias Servas do Espírito Santo somos chamadas a alargar nossa consciência e fazer da humanidade a nossa própria família. Ao escutar e partilhar as histórias das pessoas de diferentes crenças e culturas, “descobrimos o Deus de muitos nomes e rostos”.

Todas:  Espírito Santo, esperamos por um novo céu e uma nova terra.

Leitora 2: A utopia de um novo céu e uma nova terra começa a se tornar realidade a partir de pequenos gestos e ações concretas que superem a divisão, o preconceito, o fundamentalismo e as diferenças, em favor de um trabalho conjunto para o bem da humanidade. Isso significa acolher o irmão e a irmã que estão próximos de nós, independente de quem quer que seja ou de onde venha.

Todas:  Espírito Santo, esperamos por um novo céu e uma nova terra.

Leitora 3: Um novo céu e uma nova terra acontecerá, quando superarmos a cultura da competição e do consumismo e abraçarmos verdadeiramente os valores da solidariedade e da colaboração, ao sairmos de nossas relações internas e estreitas e somarmos forças com outras pessoas e organizações, para construirmos o bem comum.

Todas:  Espírito Santo, esperamos por um novo céu e uma nova terra.

 

PARTILHAR A VIDA

  • De que maneira o diálogo ajuda na realização da profecia de um novo céu e uma nova terra?
  • A Palavra de Deus nos convida à criatividade. De que maneira podemos nos articular com as organizações internacionais, especialmente VIVAT, em defesa do meio ambiente?
  • Que influências podemos exercer em nível local, para abrir o diálogo e provocar o debate, em busca de soluções para os problemas de nosso bairro ou cidade?

 

PRECES DA COMUNIDADE

Animadora:  Muitas vezes nos sentimos tão impotentes diante da amplitude dos problemas globais que não usamos nossa criatividade para resolvermos os problemas locais. Num mundo onde tudo está interligado, as pequenas ações podem transformar e renovar a realidade que está ao nosso alcance e ainda darem esperança para passos maiores. Imploremos ao Espírito Santo a graça da criatividade que não nos deixa acomodar.

Todas:  Espírito de Sabedoria, ensina-nos a trabalhar em rede com outras organizações e alargar nosso círculo de colaboração e amizade. (responder após cada pedido).

  • Fortalecei as comunidades locais para que estejam atentas para garantir seus direitos e a integridade da criação.
  • Que possamos incentivar o exercício da cidadania, a participação política e o acompanhamento das ações governamentais na defesa da vida, do direito dos pobres e no cuidado com o meio ambiente.
  • Que estejamos abertas para dialogar e trabalhar com as pessoas de outras Igrejas e religiões, para buscarmos juntos o bem comum e a preservação da natureza.
  • Que possamos crescer no respeito e valorização da vocação distinta dos nossos parceiros leigos e nos engajarmos em discernimento mútuo e tomada de decisões em conjunto, em vista da missão.
  • Iluminai as pessoas de boa vontade que estão no mundo da política e da economia, para que levem no coração os reais interesses do povo e não se deixem vencer pela tentação do lucro e de resultados imediatos.
  • Que saibamos utilizar criativa e responsavelmente os meios de comunicação sociais e a tecnologia moderna, para partilharmos a Boa Nova do amor de Deus.

A comunidade poderá continuar com preces espontâneas.

Canto à escolha (opcional)

ORAÇÃO CONCLUSIVA

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222