Nono dia: O Espírito Santo nos impele à profecia

Animadora: Concluindo hoje o nosso último dia de novena, queremos realizar um gesto simbólico e profético que expresse o nosso compromisso de viver a comunhão, de acordo com a proposta de nossas Direções Congregacionais.

Todas:   “Devemos ser as Boas Novas que proclamamos”.

Animadora:  “O Espírito nos impele à conversão e a uma comunhão mais profunda com Deus, com os outros e com toda a criação. Nesta luz, a justiça, paz e integridade da criação não são meramente algo que fazemos, mas estão no próprio coração de nossa vocação religioso-missionária rumo à comunhão”.

Todas:  “Acreditamos que comunhão e missão estão profundamente interligadas”(DC).

Animadora:  “Por isso avançamos na audácia do primeiro passo, ao encontro dos outros, a buscarmos os que se afastaram, de estarmos nas encruzilhadas e acolhermos os excluídos”(cf. EG 24).

Todas:  Queremos testemunhar o amor de Deus no hoje da história “com novas palavras, em novas vidas”(DC), como fez Jesus.

 

PALAVRA DE DEUS

Animadora: Com os olhos fixos em Jesus, acolhamos Suas palavras e deixemos que ressoem em nossos corações e as transformemos em ações concretas.

Canto para aclamar a Palavra de Deus (à escolha)

Leitora: Leitura do Evangelho de São Lucas (Lc 4, 14-21).

Momento de silêncio para interiorização da Palavra.

 

APROFUNDANDO A PALAVRA

Animadora: “Na plenitude dos tempos o Autor da vida entrou na história. Fortalecido pelo Espírito, Jesus proclamou o Reino de Deus e mobilizou todos à amizade com Deus Uno e Trino.

Leitora 1: Por Suas palavras e obras, Jesus convidou de volta à comunhão todos os que, de uma ou outra forma se afastaram ou foram relegados à margem. Estendeu a mão a todos, mas especialmente aos pecadores, pobres, doentes, mulheres e pessoas de outros credos. Viveu a Boa Nova que proclamou nas Suas histórias e parábolas:

Todas:  Ninguém é excluído do Reino de Deus!

Leitora 2: A força transformadora do Espírito desafiou Jesus a expandir sua consciência ao querer limitar seu ministério aos de sua raça. O Espírito também desafiou a jovem igreja a partilhar as boas novas além das fronteiras de sua religião e cultura.

Todas:  Ninguém é excluído do Reino de Deus!

Leitora 3: Jesus terminou seu anúncio cheio do Espírito, na sinagoga, proclamando: Esta passagem que ouvistes se cumpriu. Enquanto falava, os olhos de todos estavam fixos nele (cf. Lc 4,20-21). Assim nós, mulheres discípulas missionárias SSpS, fixemos nossos corações e olhares em Jesus ao tornamos nossa a Sua missão.

Todas:  Que nada nos inspire mais do que sua vida, que nos impele a prosseguir! (cf. EG 3).

 

PRECES DA COMUNIDADE

Animadora:  Agradeçamos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo pelo caminho que realizou entre nós ao longo dessa novena. Que ao concluí-la, nos sintamos fortalecidas e enviadas pelo Espírito Santo, para tornarmos a missão de Jesus a nossa missão e sermos a Boa Nova que anunciamos.

Todas:  “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu e me enviou para anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4,18).

  • Que o gesto concreto que decidimos juntas realizar, nos ajude a crescermos na solidariedade e alargar o círculo dos nossos relacionamentos. Que ninguém seja excluído do nosso amor.
  • Que nossa comunidade seja sinal de vida e esperança para as pessoas que se relacionam conosco em nossa missão.
  • Que possamos anunciar o Ano da Graça do Senhor, vivendo neste Ano Santo da Misericórdia o amor preferencial aos pequenos e pobres, como fez Jesus.
  • Que tenhamos a coragem de assumir JUPIC como nosso estilo de vida, escolhendo uma maneira simples e sustentável de viver, zelando pelo bem das pessoas e pela preservação do nosso planeta.

A comunidade poderá continuar com preces espontâneas.

Canto à escolha (opcional)

ORAÇÃO CONCLUSIVA
 

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222