PASTORAL VOCACIONAL

 
Que escolha devo fazer?
 
A vida oferece muitas possibilidades, mas a felicidade é realizar a própria vocação.
 
Jesus me chama e me envia para partilhar seu amor e sua paz a todas as pessoas que cruzam meu caminho.
 
A alegria dentro de mim é muito maior quando ajudo quem necessita e colaboro para o mundo ser melhor.
 
Como ser uma missionária
Serva do Espírito Santo?
  • Se Jesus tocou seu coração e te mostrou o sofrimento da humanidade em meio a guerras, fome, violência, injustiça e desamor;
  • Se Jesus encheu tua vida de alegria e desejo de amá-lo e fazer o bem a todas as pessoas;
  • Se Jesus te convida a participar de sua missão e a anunciar seu amor, especialmente aos mais pobres e esquecidos;
Você pode ser uma Missionária Serva do Espírito Santo. Entre em contato conosco e venha fazer parte de nossa missão.
 
vocacional@ssps.org.br
 

CONHEÇA NOSSA CONGREGAÇÃO

Somos uma congregação missionária internacional, com mais de 3000 irmãs distribuídas em 51 países, nos 5 continentes.
 
Nosso objetivo é anunciar o Evangelho às pessoas que ainda não conhecem Jesus Cristo e onde as comunidades ainda não estão suficientemente organizadas e precisam de nossa presença para crescer na fé. Assim, em cada país onde somos enviadas, procuramos ver quais são as necessidades mais urgentes.
 
Dedicamos nossa vida a Deus através do testemunho de vida comunitária, da oração e do apostolado. Procuramos ir àqueles que mais precisam de nós, especialmente os pobres, as mulheres marginalizadas, as crianças e jovens, os idosos e os enfermos.
 
Também trabalhamos em serviços específicos como Pastoral Indigenista e dos Migrantes, Comunicação, Justiça e Paz e Integridade da Criação, Bíblia e os mais variados tipos de pastorais. 
 
Como missionárias, somos chamadas a prestar nosso serviço em situações de fronteira, isto é, nos lugares mais difíceis, onde outros não querem ou não podem ir.
 
Nossa espiritualidade está fundamentada na Santíssima Trindade e, de maneira especial consagramos nossa vida ao Espírito Santo que é nossa fonte de alegria e de dinamismo.
 
Esta é a vocação e a missão das Missionárias Servas do Espírito Santo.
 

ETAPAS DO CAMINHO

 Etapas da Formação


Durante o Processo vocacional (pelo menos 1 ano), a jovem é acompanhada por uma irmã, durante um ano, através de encontros vocacionais, cartas e visitas.
A jovem passa pelo menos um mês em uma de nossas comunidades para conhecer melhor nossa vida de oração, de serviço e de comunidade.

Pré-noviciado
É uma etapa para aprofundar-se na fé, buscar maior clareza sobre a própria vocação através da formação humano-cristã e do autoconhecimento, através da prática de oração, conhecimento da Congregação, integração em um grupo comunitário, responsabilidade em algum trabalho e participação em alguma atividade pastoral.

Noviciado ( 2 anos)
O noviciado é uma vivência junto com outras jovens de diversos países da América, em algum lugar do Brasil ou fora. É um aprofundamento do seguimento de Cristo e da experiência de fé, a partir da inspiração do carisma da Congregação e de sua espiritualidade. Pretende favorecer uma escolha livre e responsável.

Votos temporários
É um tempo em que a jovem irmã procura consolidar sua identidade religiosa para viver, com maior plenitude, o carisma e a missão da Igreja nessa Congregação. Buscando integrar a vida espiritual, vida comunitária , estudos e trabalho, emite a promessa de uma vida pobre, casta e obediente, sempre por um ano.

Votos para sempre (Votos Perpétuos)
Através dos votos para sempre, as irmãs integram definitivamente a Congregação. Colocam-se inteiramente à disposição da missão, onde for necessário e ainda, onde puderem dar uma melhor contribuição no uso de suas aptidões.

ONDE SOMOS CHAMADAS...

Somos mulheres que, tocadas pelo amor de Deus e pela liberdade que Ele nos oferece, respondemos seguindo Jesus e continuando seu projeto, nessa Congregação. Vivemos em comunidades, somos irmãs de diversas culturas e países, alimentando-nos do Evangelho.
Optamos pela simplicidade, pelo respeito ao meio ambiente, pelo serviço à justiça e aos pobres e excluídos de nossa sociedade
.

Nossa presença esta em diversos serviços

 

 

 

 

- Justiça, Paz, Preservação da Criação
- Espiritualidade (retiros, reflexões, palestras)
- Comunicação
- Educação
- Formação de Liderança
- Povos Indígenas
- Saúde
- Migração


Semana Missionária Rio Sono / TO

Semana missionária Rio Sono/ TO

 

 

 

 

DEPOIMENTOS VOCACIONAIS

Cinco jovens participaram do Encontro Vocacional realizado em julho de 2015 no Convento Santíssima Trindade. Assista aos vídeos onde elas contam como foi essa experiência percorrendo o caminho da busca vocacional:

 

 

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/h-CZy7ZDxe0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Cleide dos Santos Faria 

 

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/5qa9iIiHHw8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Iderlane Resene Castro 

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Ubw2nAjb3J4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

 

Graziela de Fátima Passos 

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/GpoBcPyoz_Q" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

 

Izabella Alvez Pereira 

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/URuHpXA5etw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

 

Jacqueline de Araújo S. Benedito 

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229