A simples observação

Por LÍLIAN C. S. PORTUGAL - DIRETORA EDUCACIONAL DO COLÉGIO STELLA MATUTINA

Ter vários jovens, com diferentes aspirações e criações distintas, em um mesmo ambiente, sempre foi um enorme desafio para os educadores. Mantê-los atentos por um longo período de tempo, então, é uma árdua missão. Os professores, coordenadores e diretores têm que lidar não só com as questões comportamentais dos adolescentes, mas também disputar a atenção desses alunos com os meios tecnológicos. Os livros concorrem com tablets, iPads, smartphones e muitos outros aparelhos eletroeletrônicos que fazem parte do universo das crianças e dos adolescentes.

Estas inovações obrigam os discentes a terem uma nova postura em sala de aula, utilizando recursos mais dinâmicos, como, por exemplo, as mídias, para despertar a atenção dos seus alunos. Os professores também têm que promover a leitura de mundo a partir de uma visão global, tornando o jovem protagonista da sua própria aprendizagem. Basear o ensino tendo como foco principal o livro didático é uma opção ultrapassada e insuficiente. Precisamos inovar e estar atentos às mudanças e à nova comunicação do mundo moderno.

Com todas estas alterações, temos observado que muitas escolas priorizam cada vez mais a tecnologia e esquecem o que é essencial na formação do estudante: o fortalecimento do relacionamento. Estabelecer um vínculo baseado no acolhimento, diálogo e respeito auxilia na criação de uma relação saudável e, consequentemente, resulta em trocas frutíferas entre professor e aluno.

Um dos maiores desafios dos educadores é, portanto, perceber o comportamento de seus alunos pela simples observação. Este é um trabalho contínuo que acontece dentro e fora da sala de aula.

Não é possível, na sociedade contemporânea, abrir mão da discussão dos fenômenos tecnológicos, uma vez que as metodologias de ensino tradicionais não atendem mais às expectativas dos alunos do século XXI, mas sem perder de vista o desenvolvimento da pessoa humana.

Fonte: https://www.tribunademinas.com.br/a-simples-observacao/

 

Stella Matutina - 2022 - Todos os direitos reservados
Av. Presidente Itamar Franco, 905 - Centro - Juiz de Fora - Minas Gerais | Tel. (32) 3025-8700