Filosofia

Filosofia Educacional
“Colégio Imaculado Coração de Maria- nos seus 99 anos de existência, sente-se profundamente comprometido com seu objetivo maior - a formação integral do educando. Orientado por uma filosofia de base humana e cristã bem definida, somada a uma linha pedagógica moderna e de alto nível, o Colégio tem consciência do importante papel que vem desempenhando ao longo de todos esses anos em sintonia com o carisma da Congregação Missionária à qual pertence.

O Colégio Imaculado Coração de Maria concebe o processo educacional através de um comprometimento constante com a formação integral do educando, dentro de uma filosofia de formação humanística e cristã voltada para a reflexão dos valores, da moral e da ética comprometidos com a realidade social.

Nesse contexto, entende ainda que a construção do conhecimento e do saber devem estabelecer relação permanente com o mundo que nos rodeia, fazendo uso de uma pedagogia atualizada,  dinâmica e eficaz em prol de um ensino de qualidade. 

Assim, a escola é vista como um espaço propício para o desenvolvimento das habilidades e competências voltadas, sobretudo, para o crescimento pessoal do educando como sujeito capaz de interagir no mundo como cidadão crítico e participativo. 

Com esse propósito filosófico educacional procuramos criar condições para que nosso educando possa desenvolver uma postura pró-ativa na sociedade, construindo sua identidade e descobrindo-se como parte importante e atuante de sua cultura.  Sendo este capaz de atuar como multiplicador responsável e comprometido com a filosofia da solidariedade, da justiça entre os homens, da fraternidade entre os povos e da paz no mundo.   

Bases da Práxis Filosófica: 
 
- O comprometimento com a nossa filosofia educacional se estabelece também em consonância com os Quatro Pilares da Educação propostos pela UNESCO: 
- Aprender a conhecer - despertar no aluno o prazer de aprender e utilizar os dispositivos intelectuais e cognitivos que lhe permitam construir seu próprio pensamento crítico;
- Aprender a fazer - aplicar, na prática, os seus conhecimentos teóricos, transmitindo-os mediante novos fatos e informações;
- Aprender a conviver - aprender a viver com os outros, no campo de atitudes e valores;
- Aprender a SER - articular e vivenciar o aprender a conhecer, fazer e conviver;

O Colégio Imaculado Coração de Maria busca ainda, em conjunto com as famílias dos educandos, o desenvolvimento do espírito  crítico, inovar e  cooperativista  no trabalho pessoal e nas relações interpessoais mediadas pelo compromisso com a espiritualidade e a fé.

Colégio Imaculado Coração de Maria - 2013 - Todos os direitos reservados
Rua Aristides Caire 141 - Méier - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 3032-8131