Atividades Missionárias

As atividades missionárias em uma escola MSSpS,  são uma maneira de fazer presente o Reino de Deus e de promover uma nova forma de viver pautada pelo amor solidário. A partir de Educação Missionária, visamos à formação integral dos nossos alunos enfatizando a sua responsabilidade com a transformação da realidade, a partir do encontro consigo mesmo, com a natureza, com Deus e com o outro. Dessa forma, somos chamados a proclamar a Boa Nova a todos os povos e a manifestar a riqueza do Deus Trinitário comunidade perfeita que nos envia em Missão. Seguem as atividades evangelizadoras oferecidas pela Pastoral aos nossos alunos:

  • Encontro de Formação e Convivência (ENFOCO): Impulsionados pelo carisma missionário de Santo Arnaldo Jansen que nos convida à luz da Trindade a educar pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna,  queremos motivar os jovens para um conhecimento interpessoal que os levem a uma participação social e a uma integração com os demais colegas. (Encontros realizados a partir do 6° ano do Ensino Fundamental ).
     
  • Missão Jovem de Solidariedade: Na busca da realização pessoal, a prática missionária é um caminho que possibilita ao jovem despertar e assumir o seguimento de Jesus como projeto pessoal. Os alunos são convidados a vivenciarem uma experiência missionária numa comunidade carente, zona rural, comunidade quilombola, indígena ou outra. (faixa etária: alunos do Ensino Médio).
     
  • Formação de Grupos de Jovens (Pastoral da Juventude Estudantil – PJE): É uma organização da Igreja, que está inserida no meio estudantil e trabalha com os jovens estudantes, abordando suas problemáticas específicas. A Missão da PJE é evangelizar os jovens estudantes para que sejam novos homens e novas mulheres, agentes da construção da Civilização do Amor a partir do seguimento de Jesus Cristo. A nucleação de jovens possibilita um processo de formação capaz de contribuir na elaboração do projeto de vida das juventudes. (reuniões semanais – formação de grupos – faixa etária: a partir dos 8° anos).
     
  • Vinde e Vede – Ação Solidária (Campanhas de Solidariedade): O Evangelho nos convida a colocarmos a nossa vida a serviço dos necessitados. A Comunidade Educativa é convidada a assumir uma tarefa de arrecadação de alimentos, roupas e outros materiais que sejam necessárias para os grupos visitados. (Visitas a creches, asilos, orfanatos, moradores de ruas... desenvolver as atividades a partir das necessidades dos grupos visitados. Faixa etária: a partir do 6° ano).
     
  • Sacramentos de Iniciação Cristã: Considerando a Escola Católica como ambiente significativo para Evangelização, sentimos a necessidade de preparar os nossos alunos para a vivência eclesial da fé e dos Sacramentos, através de um trabalho catequético em sintonia com as orientações da Igreja Católica, especialmente no que se refere a I Eucaristia (2 anos – a partir do 4° ano do Fundamental I) e a Crisma (Ensino Médio). (Encontros semanais).
     
  • Perseverança (adolescentes): Após a I Eucaristia, é importante a continuidade da vivência de grupo para alimentar a educação da fé recebida na catequese e refletir sobre o nosso Ser-Cristão assumido no Batismo e Crisma. (Encontros semanais para os adolescentes que já fizeram a I Eucaristia).
     
  • Semana da Cidadania: Atividade proposta pelas Pastorais da Juventude do Brasil com o propósito de refletir com os jovens e seu papel enquanto cidadãos e sujeitos de direito. (Oficinas, palestras, teatro, debates).
     
  • Semana Vocacional: Diante dos desafios apresentados pela sociedade atual, precisamos proporcionar momentos de aprofundamento sobre o sentido da nossa existência e o nosso papel como cidadãos no mundo globalizado. (Oficinas, Palestras, Painéis, Celebração).
     
  • Grupo de Canto e Animação Litúrgica: Nas celebrações e nos encontros de nosso Colégio, é indispensável a participação de nossos educandos. Esse movimento ajuda-nos a experimentar, amadurecer e explicitar a sua fé. (encontros semanais).
     
  • Celebrações Eucarísticas e Celebrações da Palavra: Celebrar a Vida, a caminhada da turma, os aniversários, momentos marcantes de nossa história, faz com que estejamos em sintonia com a comunidade e com o Deus da Vida que fortalece a nossa mística e a nossa ação evangelizadora.



Colégio Imaculado Coração de Maria - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Aristides Caire 141 - Méier - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 3032-8131