CNSP CELEBRA 100 ANOS

O Colégio Nossa Senhora da Piedade da Rede de Educação das Missionárias Servas do Espírito Santo está celebrando seu centenário. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Encantado, o colégio vem contribuindo com  a formação das novas gerações oferecendo educação de qualidade para crianças e jovens desde o berçário até o ensino médio.

Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, presidiu a celebração da missa em ação de graças pelos 100 anos do colégio com a participação das Irmãs SSpS de vários Estados do Brasil e de toda  a Comunidade Educativa. A missa aconteceu no dia 20 de setembro, seguida de festa com apresentações musicais e culturais lembrando a histório do colégio preparadas por ex-alunos (as), professoras (es) e alunos (as) das diferentes etapas de ensino.

 História do Colégio

No ano de 1914 as Irmãs Calixta, Zelata e Optata chegaram ao Rio de Janeiro a convite de uma escola alemã para assumirem a direção da mesma. A escola, porém, estava situada numa zona de meritrício e logo as irmãs perceberam que lá não era adequado para o trabalho educacional que desejavam desenvolver. 

Poucos meses depois, os Padres Salvatorianos convidaram as irmãs para trabalharem no bairro do Encantado, onde está a Paróquia Divino Salvador. O convite não veio por acaso. É que o fundador dos Salvatorianos, o Pe. Jordan, era amigo do Pe. Arnaldo Janssen e, por intermédio dos missionários do Verbo Divino, tomaram conhecimento da situação das irmãs.

A primeira residência das Irmãs foi na Rua Primo Teixeira, 42, onde teve início o Colégio Nossa Senhora da Piedade, no dia 11 de maio de 1914, com apenas seis alunas. Com o espírito empreendedor e a fé das irmãs a semente cresceu. Durante muitos anos se destacou pela formação das professoras do Rio de Janeiro pela qualidade do  Curso Normal. Atualmente, unida à Rede de Educação das Missionárias Servas do Espírito Santo procura responder aos desafios da Educação no século 21, modernizando suas práticas educacionais e oferecendo uma formação voltada para os valoes humanos e cristãos.

Durante estes cem anos de história, mais de cem irmãs passaram pelo colégio, das quais, 62 já são falecidas. A atual equipe é constituída pelas Irmãs Maria Percila Vieira (Diretora Geral), Mansuetis, Maria Gislaine, Maria das Graças, Yustina Giri, Rosalia da Conceição, Lucyana e Goreti.

Festa do Centenário

Continuação da Festa

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222