Grêmio Estudantil

Aula de Cidadania

"A participação no grêmio estudantil aproxima os jovens da política e desenvolve a cidadania".

Além do aprendizado das matérias obrigatórias, como Português e Matemática, a escola também é ambiente no qual os jovens definem aspectos de sua personalidade e a maneira como irão encarar o mundo. Dessa forma, as atividades complementares mantêm um papel essencial no âmbito educacional. Dentre elas, destaca-se a importância dos grêmios estudantis, em que os alunos têm a chance de se aproximarem da política e de obterem maior desenvolvimento com a cidadania e a democracia.

 

O Grêmio Estudantil Guilherme de Almeida, do Colégio Espírito Santo, existe desde 1976. De acordo com a professora responsável, Maria Lúcia Cesaro, "desde a primeira chapa eleita, Eureca, até a última em vigor, Muffin, são inúmeros os trabalhos realizados que merecem destque" . Exposições e concursos que revelam talentos, campeonatos, campanhas, festival de música, palestras e até festas abertas a amigos da comunidade Espírito Santo são alguns exemplos.

Mais importante do que as conquistas materiais, entretanto, são os ganhos intelectuais e morais. Camila conta que aprendeu a respeitar opiniões diferentes e a trabalhar em equipe. O interesse pela política foi nascendo aos poucos e a atençao às aulas de História aumentou: "Cada vez que a professora explicava sobre algum presidente eu me interessava em aprender quais eram seus métodos para juntar o melhor de cada um e poder aplicar no colégio. Tentei cometer menos erros, indo contra ideias autoritárias ou ditadoras, e apoiando aquilo que fosse democrático".

Fonte:  ______. Aula de Cidadania. Revista In, Tatuapé, nº 233 ano 23, p. 61, abril de 2011.

Grêmio Estudantil

Colégio Espírito Santo - 2017 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiutí, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000