II Círculo de leitura

No mês de setembro, o Colégio Espírito Santo promoveu o II Círculo de Leitura para os alunos do Ensino Fundamental II.

Assim como no I Círculo de Leitura, nesse encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de ler, debater, refletir sobre as possibilidades interpretativas, dialogar com os amigos e criar a sua própria interpretação do mundo a partir da leitura do conto do Príncipe Dhat, da tradição sufi, que narra a história de um jovem que precisa viajar a um país distante para resgatar a sua joia, que estava na posse do dragão. Seus pais o preparam para a viagem e dão a ele bastantes provisões, mas no caminho, quando a comida acabou, o jovem, para se sustentar, trabalha como ajudante de cozinha. Esse trabalho monótono faz com que Dhat esqueça seu propósito.

Os pais, preocupados com a demora de seu filho, enviam um pássaro para cantar na janela do jovem durante a noite. A música tem grande efeito sobre a alma do príncipe, que, ao cantarolar a canção durante dias, lembra-se  de sua missão e retoma seu caminho. Por meio da música, Dhat se conecta a lei universal e não sente medo. A mesma canção que o tirou da letargia, ele cantou para adormecer o dragão e, assim, conseguir recuperar a sua joia.

A história do príncipe Dhat, muitas vezes, nos lembra a nossa própria história. Quantas vezes esquecemos nossa missão e nossos mais profundos desejos, por não serem reconhecidos, e precisamos da ajuda de uma música, uma poesia ou alguém que faça esse papel, que nos faça recordar de nossos propósitos.

Após lerem e refletirem, os alunos expressaram as suas emoções e ideias através da escrita de um poema. Aprecie uma das produções.

 

 

Um caminho

 

Certo dia, fui chamado para lutar.

Um dragão tive que enfrentar,

Para poder ser o rei do meu lugar.

 

Fui para uma cidade chamada Mirs.

Lá não tinha comida, nem por um triz.

Acabei me esquecendo do que fazer.

Para alguém, algo tinha que trazer.

 

Com a melodia de um pássaro,

Tudo se resolveu, lembrei me de meus pais

E tudo mudou.

 

Enfrentei o dragão,

Com uma doce melodia

Isso tudo só em um dia.

 

Voltando para casa,

finalmente percebi.

Que a joia mais importante

Era o local de onde sai.    

 

Autora: Anna Carolina da Costa Silva, aluna do 6º ano B.

II Círculo de leitura

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000