III Simpósio CES: Práticas na sala de aula

No dia 06 de dezembro, foi realizado, no auditório do Colégio Espírito Santo, o “III Simpósio CES: práticas na sala de aula”. O evento contou com a participação de todo o corpo docente do Colégio.

Os educadores tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos trabalhos realizados pelos colegas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Após cada apresentação, era possível fazer perguntas ou tecer comentários para enriquecer ainda mais o evento.

Confira, a seguir, os resumos das práticas apresentadas no Simpósio.

 

Menina bonita do laço de fita (Ensino Infantil– Jardim I)

Prof. Cristiane Xavier de Menezes

Prof. Nathália Fernandes Soares

 

Inspirado no Livro escrito por Ana Maria Machado, o Projeto Menina bonita do laço de fita tem como objetivos reconhecer e respeitar a diversidade, desenvolver o hábito da leitura, aproximar a escola da família, proporcionar momentos de interação entre pais e filhos, trabalhar questões de gênero e reconhecer a sua  identidade em meio à diversidade.

 

Aprendiz de Pintor I- (Ensino Fundamental I – 2º ano)

Prof. Erika Minozzi

Prof. Juliana Laurenza

 

Considerando que os alunos do 2º ano (Fund. I) trabalham temas que abordam a sua relação com o mundo, o Projeto Aprendiz de pintor teve o objetivo promover a aproximação dos estudantes com obras de grande relevância para o universo cultural. O projeto visou também aliar as artes visuais a outras linguagens como a expressão corporal e a arte dramática, com a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de habilidades que contribuem para a construção da identidade, por meio da Arte.

 

As diferentes faces da Monalisa (Ensino Fundamental I – 4º ano)

Prof. Samantha Mattioli

Esta proposta fundamentou-se em algumas propostas estabelecidas nas diretrizes dos PCN de Arte, as quais propõem em seus três eixos norteadores a articulação entre o fazer artístico, leitura das obras de arte e sua contextualização histórico-social. A obra escolhida foi Monalisa, de Leonardo Da Vinci, uma das mais famosas do mundo. Essa escolha pela importância da obra para a cultura clássica que, em consequência disso, gerou inúmeras releituras. O projeto visou trabalhar a obra e suas releituras com o objetivo de mostrar aos alunos as diferentes formas de representação e, a partir disso, trabalhar características de estéticas e de artistas impressas em cada uma das obras, sobre um mesmo tema. As etapas do projeto consistem em atividades sobre linhas e cores, apresentação das características da pintura e da biografia de Leonardo Da Vinci, apreciação e levantamento de hipóteses da obra. Foram apresentadas aos alunos releituras da Monalisa feitas por Maurício de Sousa, Fernando Botero, Romero Britto e Fábio Ballen. Para finalizar, cada aluno criou sua própria releitura da obra.

 

Bazar do Empreendedorismo – (Ensino Fundamental II – 6º e 7º anos)

Prof. Fernanda Dizotti

Prof. Vera Lúcia Martins

Este projeto objetiva promover a prática, o aprender fazendo, estimulando atitudes empreendedoras nos alunos. As habilidades primordialmente desenvolvidas são: pensar coletivamente, avaliar oportunidades, interagir com pessoas, desenvolver comportamentos empreendedores e planos de negócios. O trabalho realizado fundamentou-se no exercício contínuo de comportamentos empreendedores, tais como: elaboração de plano de negócios, desenvolvimento de metas, confecção de produtos e tudo o que envolve o processo; desde a confecção à comercialização dos produtos, realizada no Bazar do Empreendedorismo. Para o encerramento das atividades, foi realizado um café coletivo, organizado pelos próprios alunos.

 

       Projeto Construindo e Aplicando o Conhecimento - (Ensino Fundamental II –9º ano)

Prof. Patrícia Campos

 

O Projeto Construindo e Aplicando o Conhecimento foi desenvolvido como os alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental e teve como objetivo integrar conteúdos curriculares à pesquisa, fazendo com que o aluno analisasse uma determinada realidade. Partiu-se de um projeto de pesquisa que culminou com a apresentação dos resultados, em um simpósio de iniciação científica. Durante o processo, o aluno foi acompanhado por um professor orientador e pela professora de Língua Portuguesa, que orientou quanto à estrutura do projeto e às normatizações. Através desta prática, o aluno, durante um ano, desenvolveu autonomia para estudos, aprofundou seus conhecimentos, aprimorando diversas competências dentre as quais a busca de informações relevantes por meio da leitura, o desenvolvimento de uma postura investigativa e a leitura analítica.

 

Analisando a Guerra Fria através das Fontes Audiovisuais (Ensino Médio – 1ª série)

Prof. Bruno Aranha

 

Essa prática de ensino verifica as possibilidades que as fontes audiovisuais, produzidas nos anos de 1980, oferecem no sentido de serem analisadas como fontes documentais para se estudar o período da Guerra Fria. O cenário musical e a produção fílmica estavam atrelados ao contexto da tensão do mundo bipolar existente na época. Tomamos como exemplo os discos das bandas de rock que retratavam em suas letras um possível holocausto nuclear (caso do Megadeth e do Nuclear Assault), o filme Day After e a série Anos incríveis. Nossa análise tem como objetivo ampliar os estudos sobre o tema e conectá-los com as teorias historiográficas vigentes, que se fazem presentes em exames vestibulares e no ENEM, como – por exemplo- a teoria da Era dos Extremos, de Eric Hobsbawm.

 

Infográfico de tempos verbais (Ensino Médio – 2ª série)

Prof. Denise Neves

De posse das informações sobre a estrutura e os usos dos tempos verbais “Simple Past”, “Past Perfect” e “Present Perfect”, os alunos da 2ª série do Ensino Médio elaboraram infográficos explicativos sobre o conteúdo, escolhendo as próprias ferramentas e exemplos para construí-los. Depois das apresentações, os exercícios sobre o conteúdo foram adicionados ao infográfico melhor organizado da classe, em um único arquivo. Os exercícios foram corrigidos juntamente com os alunos, e o arquivo encaminhado para toda a turma, a fim de que pudessem utilizá-lo como consulta sempre que precisassem estudar tempos verbais.

 

III Simpósio CES: Práticas na sala de aula

Colégio Espírito Santo - 2020 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000