IX Congresso Icloc – Práticas na sala de aula

No próximo dia 27 de maio, as coordenadoras Karla Priscilla e Márcia Azevedo Coelho e as professoras Cristiane Imperador e Patrícia Ribeiro Campos participarão da IX edição do Congresso Icloc de Práticas na Sala de Aula, no qual apresentarão dois projetos realizados com os estudantes do Colégio Espírito Santo: Projeto Pesquisa e Conhecimento e Projeto Dois nomes, dois mundos, vários poemas.

O evento, gratuito, reuni educadores de diferentes instituições permitindo a troca de experiências, informações e o enriquecimento das práticas pedagógicas.

Não deixe de participar! Inscreva-se:  www.icloc.org.br/congressoicloc

           

Leia, a seguir, o resumo dos projetos.

 

Resumo

Realizado com alunos e professores do Ensino Médio, o projeto “Pesquisa e Conhecimento” tem o objetivo de desenvolver, por meio da elaboração de uma pesquisa e produção monográfica, competências discentes imprescindíveis tanto para a vida acadêmica (na educação básica e superior), quanto para a vida profissional. Tendo início na 1ª série do Ensino Médio, as atividades são acompanhadas e avaliadas processualmente por professores orientadores. Por meio de propostas fundamentadas no protagonismo do discente, as práticas fomentam a postura investigativa, possibilitando a capacidade de aprender a aprender. Ao docente, as atividades reforçam a pesquisa, constituindo-se como meio para formação continuada.

 

Resumo
Realizado com alunos do 9º ano, o projeto “Dois nomes, dois mundos, vários poemas” teve como objetivos analisar estilística, temática e contextualmente a produção poética de Cecília Meireles e de Ferreira Gullar; estimular a pesquisa e a interação entre alunos; desenvolver a criticidade e a expressividade; aliar a tecnologia à Literatura; favorecer a acessibilidade à Literatura, através de prática inclusiva. O desenvolvimento do projeto teve início com o estudo analítico de poemas desses poetas, o que instigou a curiosidade dos alunos, preparou-os para a pesquisa e ofereceu os subsídios necessários para o trabalho. Os alunos foram divididos em grupos que visitaram o acervo da biblioteca do colégio para eleger os poemas com os quais trabalhariam. A proposta estabelecia que todos os grupos deveriam apresentar análises estilísticas, interpretações através de imagens e comentário crítico. Cada grupo escolheu uma ferramenta tecnológica para compor o e-book com os áudios dos textos

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000