DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste ano de 2013, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça o tema da campanha “Pensar. Comer. Conservar – Diga Não ao Desperdício”, que visa diminuir a enorme quantidade de alimentos próprios para o consumo que é desperdiçada por consumidores e comerciantes.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), parceira do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) na campanha, informa que 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora por ano. Esses dados nos alarmam, ainda mais, quando sabemos que:

·         Uma em cada sete pessoas no mundo passa fome;

·         Mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por conta de desnutrição.

Dado esse enorme desequilíbrio e seus efeitos devastadores no meio ambiente, a campanha visa incentivar as pessoas a pensar no impacto ambiental das suas escolhas relativas à alimentação: um terço da produção de comida é perdida, segundo a FAO.

O desperdício de alimentos é, também, um enorme consumidor de recursos naturais e um contribuinte para impactos negativos no meio ambiente. Vejamos: Se a comida não é consumida, isso significa que todos os recursos usados na sua produção também são perdidos. Reflitamos a partir de alguns dados:

·         São necessários mil litros de água para produzir um litro de leite;

·         Cada hambúrguer consome 16 mil litros de água por meio de ração para o gado;

·         Gases estufas são emitidos, ao longo em toda a cadeia de produção;

·         A produção global de alimentos:

o   Ocupa 25% das terras habitáveis;

o   É responsável por 70% do consumo de água potável;

o   É responsável por 80% do desmatamento;

o   É responsável por 30% das emissões de gases estufas;

A campanha deste ano para o Dia Mundial do Meio Ambiente convida a cada uma de nós a agir na sua comunidade e perceber o poder das decisões coletivas para reduzir o desperdício, economizar recursos, minimizar o impacto ambiental e forçar mudanças nos processos de produção de alimentos para torná-los mais eficientes.

 

DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO NO COTIDIANO

§  Planeje as compras verificando o que já tem em casa;

§  O ideal é comprar verduras, legumes e frutas semanalmente;

§  Adquira os alimentos na quantidade de consumo da sua família ou comunidade;

§  As frutas mais maduras devem ser as primeiras a ser consumidas;

§  Aproveite os alimentos disponíveis de forma criativa, preparando salada de frutas, vitaminas, sopas...;

§  É importante lembrar que cascas de abacaxi podem virar suco, talos de verduras enriquecem tortas, sopas, arroz e risotos...;

§  Não jogue nenhuma quantidade de alimentos fora. Congele o excedente em porções individuais (uma concha de arroz, feijão, ou qualquer outro alimento);

§  As polpas de frutas da estação podem virar sucos naturais nutritivos;

§  Procure colocar no prato somente o que pretende comer. Sirva-se mais uma vez, se necessário;

§  Lembremos que os alimentos e sucos naturais são mais nutritivos e geram menos lixo;

§  Verifique, sempre, a data de validade dos produtos que está adquirindo.

 

CELEBRAÇÃO PARA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Ambiente: Cada comunidade faz a ambientação de acordo com a sua realidade. Sugerimos: alimentos típicos do local; os quatro elementos da natureza: fogo(uma vela), ar (um balão/bexiga), água e terra; a Bíblia; um prato vazio e outro cheio de pães.

Acolhida: Bem vindas, bem vindos! Estamos reunidos para celebrar o Dia Mundial do Meio ambiente. Dentre os inúmeros desafios que a humanidade precisa superar em relação ao meio ambiente, um deles é o desperdício. Por isso, este ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA, convida-nos a refletir sobre o tema do desperdício de alimentos em um mundo onde há milhões de pessoas famintas.

Invoquemos o Espírito de Deus, para que nos ilumine e fortaleça na missão de encontrar caminhos novos para novos desafios. 

(após cada invocação, cantar o refrão indicado)

Lado 1: Vem, ESPÍRITO DE LUZ, ilumina, esclarece, conscientiza! Faze-nos penetrar no interior das coisas, por trás das aparências. Sem a tua presença, tudo é sem sentido e a história sem rumo. Que em Tua luz, vejamos a luz.

Refrão: Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.

Lado 2: Vem, ESPÍRITO TRANSFORMADOR, desperta, dinamiza, multiplica as energias escondidas do teu povo. Sem a Tua força, tudo está parado, estagnante, desintegrado. Vem, transforma a face da terra!

Lado 1: Vem, ESPÍRITO CRIADOR, renova, constrói, reinventa o futuro do qual nós somos responsáveis. Sem a Tua coragem, somos covardes e incapazes de atos novos, de ação libertadora. Vem, cria o ser humano novo, aberto ao Espírito!

TODAS/OS: Vem, ESPÍRITO UNIFICADOR, arranca-nos da nossa solidão. Ensina-nos a partilhar, a dividir, a solidarizar, a não desistir. Sem a Tua ajuda, somos egoístas e orgulhosas. Ensina-nos a sabedoria na intimidade.

Lado 2: Vem, ESPÍRITO CONSOLADOR, sara, consola os corações aflitos, as chagas escondidas. Sem o Teu apoio, tudo é triste, sem vida. Na Tua presença, júbilo sem fim.

Lado 1: Vem, ESPÍRITO PACIFICADOR, une os povos, as raças, as comunidades, as famílias divididas. Dá-nos o Teu perdão. Sem Teu amor, somente há luta e briga. Vem, Espírito de paz.

Lado 2: Vem, ESPÍRITO DE URGÊNCIA, apressa os tempos, queima as etapas. O Cristo está à porta e bate. Vem, encaminha a história para o Reino.

TODAS/OS: Vem, ESPÍRITO ESCONDIDO, Espírito Prometido, Espírito dos Profetas, de Jesus, de Maria, da Igreja Nascente. Revela-te a Teu povo reunido, à Tua Igreja em oração. Espírito misterioso, Espírito de Deus, derrama o Teu amor. Amém!

Momentos de silêncio

Comentarista: Quando se fala em alimentação pensamos na consequência da falta da mesma: a fome. Sabemos que ela atinge milhões de pessoas em todo o mundo. As desigualdades econômicas e sociais têm impossibilitado que as populações, principalmente de países em desenvolvimento, tenham acesso à alimentação. O problema se agrava, quando pensamos no desperdício de alimentos. Vejamos alguns dados:

Voz 1: Em todo o mundo, mais de um bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas a cada ano. Essa realidade clama por justiça. Não podemos ficar alheias a ela.

Todas: Dizemos NÃO ao acúmulo e ao desperdício.

Voz 2: Aproximadamente 925 milhões de pessoas no mundo não comem o suficiente para serem consideradas saudáveis.

Todas/os: Dizemos NÃO ao acúmulo e ao desperdício.

Voz 3: Isso significa que uma em cada sete pessoas no planeta vai para a cama com fome todas as noites.

Todas: Dizemos NÃO ao acúmulo e ao desperdício.

Voz 1: Uma criança menor de 5 anos morre a cada 60 segundos vítima da falta de alimentos em seus estômagos.

Voz 2: Isso porque estamos num mundo em que a produção de grãos (arroz, feijão, soja, milho e trigo) seria suficiente para alimentar mais de 10 bilhões de pessoas.

Voz 3: E o custo diário para alimentar uma criança com todas as vitaminas e os nutrientes necessários custa apenas 25 centavos de dólar, ou seja, em média R$ 0,50 (cinquenta centavos).

Todas/os: Dizemos NÃO ao acúmulo e ao desperdício.

Voz 1: Não há escassez de alimentos. Vivemos em um mundo desigual, onde a concentração de riqueza impede que todos tenham acesso à alimentação.

Todas/os: Dizemos NÃO ao acúmulo e ao desperdício.

Voz 2: A fome não pode ser naturalizada. Ela é uma produção humana, criada por uma sociedade desigual. Outro mundo é possível.

Todas/os: Dizemos NÃO a esse modelo de sociedade que gera acúmulo e desperdício.

Iluminando a realidade com a Bíblia:

Comentarista: Toda a experiência bíblica aponta para um Deus comprometido com a justiça e com as necessidades materiais da vida. Vamos recordar o que nos diz a Palavra de Deus sobre a pobreza, a fome, a justiça, enfim, a vida para todas e todos. Em seguida, após alguns momentos de silêncio, podemos repetir o(s) versículo(s) que mais nos tocou(aram).

Leitura espontânea

Deus disse: “Que a terra verdeje de verdura: ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem sobre a terra, segundo sua espécie, frutos contendo sua semente. E assim se fez. A terra produziu verdura: ervas que dão sementes segundo a sua espécie, árvores que dão, segundo sua espécie, e frutos contendo sua semente, e Deus viu que isso era bom...” Gn 1,11-12.

Yahweh disse a Moisés: “Eis que vos farei chover pão do céu; sairá o povo e colherá a porção de cada dia...” Pela manhã, quando se evaporou a camada de orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, granulosa... Os israelitas disseram entre sí: “Que é isso?” Disse-lhes Moisés: “Isto é o pão que Iahweh vos deu para vosso alimento. “Eis que Iahweh ordena: Cada um colha dele quanto baste para comer, um gomor por pessoa. Cada um tomará segundo o número de pessoas que se acham na sua tenda... Ninguém guarde para a manhã seguinte.” Mas eles não deram ouvidos a Moisés, e alguns guardaram para o dia seguinte; porém deu vermes e cheirava mal. Ex 16,4.14-16.19-20

Se retirares da tua vida toda a opressão, o gesto ameaçador e o falar ofensivo, se repartires o teu pão com o faminto e matares a fome ao pobre, a tua luz brilhará na tua escuridão, e as tuas trevas tornar-se-ão como o meio-dia. Is 58,8-10.

Havia um home rico que se vestia de púrpura e linho fino e cada dia se banqueteava com requinte. Um pobre, chamado Lázaro, jazia à sua porta, coberto de úlcera. Desejava saciar-se do que caía da mesa do rico... Acontece que o pobre morreu e foi levado pelos anjos no seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado... Lc 16,19-22.

Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum: vendiam suas propriedades e bens, e dividam-nos entre todos, segundo a necessidade de cada um... Partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração. At 2,44-46.

Momento de reflexão e partilha:

Diante da Palavra de Deus e da realidade do mundo, o que podemos fazer de concreto para combater o desperdício e a fome?

(Após a partilha, pode-se fazer preces espontâneas)

Bênção da Mesa: Todas com as mãos estendidas sobre os pães

Coord. da comunidade: Senhor, nós te damos graças porque em comunidade renova-nos a força, para lutar contra o desperdício e a fome.

Transforma nossa gula, a nossa sede de abastança, em um novo sentimento de justiça, simplicidade e esperança...

Partilha dos alimentos: A pessoa mais velha da comunidade pega o pão e o reparte.

Enquanto isso, a coordenadora/o coordenador continua a bênção:

Senhor, que os nossos pratos, numa terra dividida,

um dia se dividam, numa terra reunida.

Perdoa-nos, agora, nesta injusta refeiçã
até que a terra inteira se alimente do teu pão.

Canto: Pão em todas as mesas

1. A mesa tão grande e vazia de amor e de paz - de paz!
Onde há luxo de alguns, alegria não há - jamais!
A mesa da eucaristia nos quer ensinar - ah, ah,
Que a ordem de Deus nosso Pai é o pão partilhar.

Pão com todas as mesas; da Páscoa a nova certeza:
a festa haverá e o povo a cantar, aleluia (bis)

2. As forças da morte: a injustiça e a ganância de
ter - de ter. Agindo naqueles que impedem;
ao pobre viver - viver. Sem terra, trabalho e;
comida a vida não há - não há. Quem vive
assim e não age, a festa não vai celebrar.

3. Irmãos companheiros na luta, vamos dar as mãos - as mãos.
Na grande corrente do amor, na feliz comunhão - irmãos.
Unido a peleja e a certeza vamos construir - aqui
na terra o projeto de Deus todo povo a sorrir.

4. Que em todas as mesas do pobre, haja festa de
pão - de pão. E as mesas dos ricos, vazias, sem
concentração - de pão! Busquemos aqui nesta
mesa, do Pão redentor - do céu, a força e a
esperança, que faz todo povo ser povo de Deus.

5. Bendito o Ressuscitado, Jesus vencedor - ô ô
no pão partilhado a presença ele nos deixou
- deixou! Bendita é a vida nascida de quem
se arriscou - ô ô, na luta pra ver triunfar
neste mundo o amor!


Oração final:
 

Coordenador(a): Que Deus nos abençoe com o inconformismo
Comunidade:
diante de respostas fáceis, das meias-verdades, e dos relacionamentos superficiais,
para que possamos viver na intimidade do coração de Deus.

Coordenador(a):Que Deus nos abençoe com a indignação

Comunidade: diante da injustiça, da opressão, do desperdício e do acúmulo,
para que possamos trabalhar a favor da justiça, da igualdade, da simplicidade e da paz.

Coordenador(a): Que Deus nos abençoe com lágrimas

Comunidade: pelas pessoas que sofrem vítimas da dor, da rejeição, da fome e da guerra,
para possamos estender nossa mão consoladora e transformar a sua dor em alegria.

Coordenador(a): Que Deus nos abençoe com a insensatez

Comunidade: para pensarmos que podemos fazer diferença neste mundo,
e façamos o que outras pessoas dizem não ser possível. Amém!

Canto final: Virá o dia em que todos

Virá um dia em que todos
Ao levantar a vista
Veremos nesta terra
Reinar a liberdade (bis)


1. Minha alma engrandece o Deus libertador
Se alegra meu espírito em Deus meu Salvador
Pois ele se lembrou do seu povo oprimido
E fez de sua serva a mãe dos esquecidos

2. Imenso é o seu amor, sem fim sua bondade
Pra todos que na terra lhe seguem na humildade
Bem forte é nosso Deus, levanta o seu braço
Espalha os soberbos, destrói todo pecado

3. Derruba os poderosos dos seus tronos erguidos
Com sangue e suor de seu povo oprimido
E farta os famintos, levanta os humilhados
Arrasa os opressores, os ricos e os malvados

4. Protege o seu povo com todo o carinho
Fiel e seu amor, em todo o caminho
Assim é o Deus vivo que marcha na história
Bem junto do seu povo, em busca da vitória

5. Louvemos nosso Pai, Deus da libertação
Que acaba com a injustiça, miséria e opressão
Louvemos os irmãos que lutam com valia
Fermentando a história, virá o grande dia

 

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222