Álbum de leituras, o despertar da criança leitora

Vivemos em um mundo altamente tecnológico. Estamos cercados de tablets, smartphones, computadores e, muitas vezes, falar em livros impressos pode parecer medieval. Em uma era em que o tempo é curto e a velocidade é o que importa, não podemos deixar de valorizar e destacar a importância de uma das mais fascinantes invenções da humanidade que é o livro.
 
A leitura é o alimento que sacia uma das necessidades naturais do ser humano que é o saber, a busca pelo conhecimento. Mesmo sendo algo tão natural, sabemos que ler requer incentivo e estímulo. É a partir de bons exemplos e estímulos que despertamos nas crianças o hábito pela leitura que pode perdurar por toda a vida.
 
Ao lermos um livro, fugimos da ansiedade que nos assalta quando tentamos dizer algo de verdadeiro a respeito do mundo. Podemos encontrar num bom livro o prazer de decifração, de exploração daquilo que é tão novo que parece difícil e, por isso mesmo, oferece obstáculos e nos atrai com intensidade. Há aqueles que nos proporcionam informações, aqueles que nos levam a mundo encantados, nos fazem refletir, chorar, sorrir, sofrer e enriquecem os nossos conhecimentos.
 
E, para levar os nossos alunos a mundos encantados e despertar o gosto pela leitura, as crianças dos 4ºs anos iniciaram o projeto “Álbum de leituras”. Para fazer parte desse projeto, foram selecionadas obras de diversos autores e, em especial, obras da Ruth Rocha, uma das grandes responsáveis pela renovação da literatura infantil brasileira.
 
O álbum de leituras é semelhante a um álbum de figurinhas. O que há de diferente é que as figurinhas são as capas dos livros lidos. À medida que leem, os alunos registram aspectos importantes de cada obra e colam a figurinha no local adequado. Para completar o álbum, eles viajarão pela leitura de 20 diferentes obras e, ao final do projeto, sairão transformados e desafiados a buscar novos títulos e novas leituras.
 
 “Quando vier o Julgamento Final e os grandes conquistadores, advogados e estadistas vierem receber suas recompensas – suas coroas, seus lauréis e ver seus nomes inscritos no mármore polido – o Todo Poderoso olhará para Pedro e dirá, não sem certa inveja, quando Ele nos vir chegando com nossos livros sob o braço: ‘Veja, esses não precisam de recompensa. Nada temos para dar a eles aqui. Eles amavam ler’ ”.
 
Virginia Wolf
 

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000