Filosofia

Filosofia Educacional

O Colégio Nossa Senhora da Piedade, nos seus 102 anos de existência, sente-se profundamente comprometido com seu objetivo maior - a formação integral do educando. Orientado por uma filosofia de base humana e cristã bem definida, somada a uma linha pedagógica moderna e de alto nível, o Colégio tem consciência do importante papel que vem desempenhando ao longo de todos esses anos em sintonia com o carisma da Congregação Missionária a qual pertence.

Os educadores deste Colégio, religiosos e leigos, têm consciência de que a comunidade escolar deve ser um ambiente animado pelo espírito evangélico de liberdade e caridade, onde a co-responsabilidade das funções leve a um trabalho em equipe e unidade de pensamento. Somente a adesão total da direção, docentes, pessoal, técnico e administrativo nos permitirá oferecer aos nossos alunos uma qualidade de ensino e de serviços cada vez mais aprimorados, um ambiente propício ao crescimento físico, intelectual, moral e uma vida cristã inspirada em valores do Evangelho de Jesus Cristo. Assim, facilitaremos a comunicação da cultura na perspectiva da fé, promovendo a síntese entre fé, cultura, aprendizado e vida.

Como colégio católico, temos plena consciência da nossa tarefa de promover o homem integral porque em Cristo - o homem perfeito - todos os valores humanos encontram plena realização.

Assim sendo, o Colégio Nossa Senhora da Piedade, juntamente com as famílias e os educandos, faz-se presente na construção de uma nova geração consciente e articulada com o momento que vive.

Portanto, os objetivos principais do Colégio são:
• propiciar ao aluno uma aprendizagem sólida, bem embasada e estruturada;
• formar o aluno para:
- a atitude de encontro e de diálogo que o capacite a uma convivência fraterna e a relações interpessoais fecundas;
• o sentido de responsabilidade como condição indispensável ao exercício da liberdade e da cidadania;
• o julgamento crítico para discernir os valores culturais, sociais e evangélicos de tantos anti-valores;
• o espírito de serviço e de solidariedade.

Isto exige de nós determinar e delimitar critérios claros que são observados de maneira séria e comprometida por todos os que formam a Comunidade do Nossa Senhora da Piedade.

Bons hábitos e disciplina pessoal são essenciais na formação da personalidade do educando.

Colégio Nossa Senhora da Piedade - Todos os direitos reservados
Av. Amaro Cavalcanti, 2591 - Encantado - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 2594-5043