Segundo dia: O Espírito Santo é o Protagonista da missão

Animadora: O Espírito Santo é o Protagonista da nossa missão e quem deu origem a Igreja. Enviado ao mundo pelo Pai, o Espírito Santo dá prosseguimento à missão de Jesus de implantar o Reino de Deus. Nós, suas Servas, somos também chamadas a sermos suas “cúmplices” e participarmos “de sua missão de atrair todos a uma comunhão mais profunda com Deus e em Deus”(DC)

Todas: “Com a força do Espírito partilhamos Boas Novas entre os povos” (14º Capítulo Geral).

Animadora: Somente com a força do Espírito Santo agindo em cada uma de nós, podemos encarnar o Evangelho em nossa própria vida e “ser as boas novas que proclamamos” (DC).

Todas:  “Com a força do Espírito partilhamos Boas Novas entre os povos”.

 

PALAVRA DE DEUS

Animadora: Os discípulos e discípulas de Jesus, reunidos no cenáculo, experimentaram a força transformadora do Espírito Santo que os impeliu a anunciar o Evangelho a todos os povos.

Canto para aclamar a Palavra de Deus (à escolha)

Leitora: Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 2, 1-12).

Momento de silêncio para interiorização da Palavra.

 

APROFUNDANDO A PALAVRA

Animadora:    “Nós, SSpS, somos parte de uma Igreja que avança como comunidade de discípulos missionários que dão o primeiro passo, que se envolvem e apoiam, que dão frutos e se alegram”(DC). Junto com toda a Igreja, o Espírito nos chama a uma renovação pastoral permanente e a entrar num novo capítulo de evangelização, marcado por entusiasmo e vitalidade(EG /DC).

Leitora 1: Somos cúmplices do Espírito Santo, quando o nosso viver e o nosso agir estão sintonizados com o projeto de Deus. Então, a vontade de Deus se torna o nosso maior desejo e as obras de Deus, a nossa maior alegria.

Todas:  Espírito Santo, transforma meu querer e meu agir em expressões do teu amor.

Leitora 2: Somos cúmplices do Espírito Santo quando, por causa do Evangelho, nos tornamos solidárias com todas as pessoas que vivem em situação de miséria, violência, exclusão e marginalização.

Todas: Espírito Santo, transforma meu querer e meu agir em expressões do teu amor. 

Leitora 3: Somos cúmplices do Espírito Santo quando assumimos nossa vocação missionária e colocamos tudo o que somos a serviço da evangelização, buscando construir relações novas a partir da misericórdia de Deus.

Todas: Espírito Santo, transforma meu querer e meu agir em expressão do teu amor. 

 

PARTILHAR A VIDA

Na narração de Pentecostes como percebo o protagonismo do Espírito Santo?
Como permito que o Espírito Santo seja protagonista em minha vida pessoal, na minha comunidade e na missão que realizo?
Preces da Comunidade

Animadora: O Espírito Santo é o Protagonista de nossa vida e missão. É Ele quem sustenta a Igreja e faz com que os nossos esforços e buscas em favor da vida, da paz e da justiça deem frutos. Peçamos o discernimento, a coragem e a audácia para realizarmos o que de fato o Espírito quer de nós.

Todas:  Espírito Santo, alarga nossa consciência para, em tudo, agirmos conforme a vontade do Pai.

  • Diante das situações de desigualdades do mundo atual, onde há tantas pessoas descartadas, privadas dos direitos humanos fundamentais, que o Espírito Santo nos ajude a viver o princípio do bem comum, sendo solidárias, especialmente com os mais excluídos.
  • Que o Espírito nos conduza a assumir com responsabilidade, nosso destino comum, legando às gerações futuras a mesma herança do meio ambiente que recebemos de Deus como dom a ser cuidado(Cf. LS 159).
  • Milhares de pessoas estão sofrendo as consequências dos desequilíbrios climáticos, da pobreza e da migração forçada. Que o Espírito Santo nos dê a coragem de viver conscientemente um estilo de vida simples, em vista de um futuro melhor.
  • Que o Espírito Santo nos ajude a sermos sinais proféticos diante do individualismo, do consumo excessivo e da cultura do desperdício que assolam a sociedade atual, reduzindo os seres humanos e a natureza a objetos manipulados pelos interesses do mercado.

A comunidade poderá continuar com preces espontâneas.

Canto à escolha (opcional

ORAÇÃO CONCLUSIVA

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222