Colégio Sagrado Coração de Jesus - A feira mercantilista

A feira mercantilista

Os alunos do 7º Ano desenvolveram um trabalho em história que lhes possibilitou a criação de estratégias de vendas para que sua turma acumulasse moedas de chocolates que simbolizavam moedas de ouro e prata da Europa Moderna à época do Mercantilismo.

Cada turma elaborou um plano de vendas, de produtos diversificados, junto a um rei e uma rainha que tiveram a função de organizar as estratégias de produção e vendas, assim como os reis agiam nos Estados Nacionais Modernos.

O evento da feira foi marcado para dois horários de aula e os alunos se colocaram no pátio da escola como vendedores e compradores.

O objetivo era vender ao máximo para os colegas, principalmente de outras turmas e, evitar comprar produtos de turmas diferentes para que as moedas trazidas pelos alunos não migrassem para as turmas vizinhas.

Essa atividade possibilitou que os alunos vivenciassem as práticas mercantilistas e também tivessem  um lugar crítico em relação ao consumismo e à valorização de produtos estrangeiros.

Além dos dois horários pedagógicos e exclusivos aos alunos do 7º ano, no momento do recreio, todos os alunos da escola puderam também participar da feira, usando moedas de chocolates como foi pedido anteriormente.

O desenvolvimento do trabalho causou entusiasmo nos alunos e contou com a participação atenciosa das famílias  "Sagrado".

 

 Professora Cláudia Rossi- História

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550