Colégio Sagrado Coração de Jesus - Visita de campo – Rio de Janeiro – 8º Ano

Visita de campo – Rio de Janeiro – 8º Ano

Na semana de 22 a 26 de junho, os alunos do 8º ano visitaram, em trabalho de campo, a Cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de se prepararem para iniciar, ainda nesta etapa, o estudo da história do Brasil, principalmente o período referente ao império Brasileiro, e visualizar em loco, o conteúdo que estão trabalhando na disciplina de Geografia, sobre o relevo e a estrutura geológica brasileira e americana.

O Rio de Janeiro foi palco de grande parte desta história de nosso país: colonização portuguesa, tráfico de escravos, a vinda da família real de Portugal, Dom Pedro I e II, a independência do Brasil de Portugal até o inicio da república.

Guiados por uma excelente guia local e orientados pelos professores Fernanda, Fernando e Cássio, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer grande parte da região central e sul da capital fluminense, visualizando o processo de ocupação da cidade e as propostas de intervenção urbanas ao longo dos anos, além de vários espaços de interesse natural, artístico, histórico e cultural, como o Museu Histórico Nacional, a Cinelândia, Arcos da Lapa, Teatro Municipal, Jardim Botânico, Quinta da Boa Vista, Ilha fiscal, o Pão de Açúcar e o fantástico e interativo Museu do Amanhã.

Foi uma viagem que com certeza, marcou significativamente todos os alunos que participaram do trabalho. Além de concretizar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, a visita de campo foi um excelente momento de socialização entre o grupo e também de reflexão sobre a importância da preservação e manutenção do patrimônio cultural brasileiro.

Fernando Miranda- Professor de Geografia

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550