Espírito de ecologia

A ecologia ajuda-nos a compreender a importância de cada espécie de ser vivo na natureza e a necessidade de preservarmos os vários ambientes naturais, entendendo as relações entre os seres vivos e com ela a noção de ecossistema, colocando a necessidade de ver os seres vivos, não de modo isolado, mas de perceber as interações que ocorrem nas trocas de energia e matéria, entre o meio e os seres, formando ciclos e fluxos contínuos.

Podemos ainda pesquisar, conhecer e analisar, nos inspirando em muitos exemplos de outras culturas diferentes da nossa, que criaram e ainda preservam modelos ecológicos de compartilhamento do espaço ambiental em perfeito equilíbrio. Numa visão mais abrangente, podemos afirmar que ética e ecologia são inseparáveis. Há sociedades, por exemplo, onde a natureza é alvo de uma reciprocidade, onde os sentimentos, afetos e gestos humanos se dirigem aos demais seres vivos, vegetais, minerais e outros componentes da natureza.

Nas escolas, nas empresas, nas igrejas, devem-se incentivar ações ecológicas, para que possamos rever a nossa atitude sob a visão da ética e os valores que orientam as nossas ações pessoais e coletivas, resultando na valorização do ser humano e da natureza.

Educação ambiental, ecologia e ética, juntas, representam uma tendência na mudança de valores e comportamentos que são pontos fundamentais para enfrentar o caos ambiental. Cabe à espécie humana a responsabilidade pela preservação ou destruição da vida no nosso planeta. 

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229