Equilibrando a vida

Quando nos referimos às condições da vida de uma pessoa, estamos englobando a saúde física, mental e espiritual, educação, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional. E isso pressupõe muitos aspectos: ter hábitos saudáveis, reservar tempo para cultura e lazer, obter satisfação profissional e cultivar relações sociais e familiares positivas e consistentes com o foco na promoção do bem-estar, valorização da saúde, alegria e qualidade de vida.

As situações da sociedade moderna acabam gerando, com muita frequência, ansiedades e alterações mentais, suficientes para nos retirar a serenidade mental e/ou a capacidade de decisão necessária nos atos da vida. Ter uma alimentação saudável juntamente com a prática de atividades físicas regulares, traz benefícios para a saúde e melhora a qualidade de vida.

Manter o equilíbrio exige muitas vezes esforço e força de vontade. A partilha entre as pessoas é essencial para o aprendizado e a união de todos, neste sentido, é importante saber resolver os conflitos e aceitar as diferentes opiniões e culturas para manter a harmonia das relações interpessoais.

Um dos grandes problemas da sociedade atual é consumismo, que é o ato de consumir/comprar produtos de forma exagerada, sem ter a necessidade destes. Estamos mergulhados em uma comunicação mercadológica que diz que aquele item é importante para que nos sintamos bem e que pertença a determinados grupos. O consumo é visto como algo que credencia as pessoas e dá acesso a um mundo ilusório de perfeição e felicidade.

Em meio às suas rotinas de consumo, as pessoas têm cada vez mais dificuldade em perceber o que é necessário e o que é supérfluo e avaliar o tamanho do seu consumo.  Basta verificarmos como são produzidos bens para serem pouco usados e logo descartados, com enorme impacto ambiental, gasto de água, recursos, energia e trabalho humano, para sentirmos como nossos processos não são sustentáveis. Enquanto convivermos com a mídia incentivando o consumismo, com a obsolescência de produtos tecnológicos e de pessoas, roupas e demais objetos, que produz grande volume de resíduos, estamos vivenciando o consumismo. Devemos nos conscientizar antes do consumo, priorizando as nossas necessidades e os impactos pessoais, sociais e ambientais de nossas escolhas. Tenhamos como foco, a preservação da vida, seja ela de pessoas, animais e do meio ambiente, pois somos finitos e devemos cultivar e preservar as relações e o ambiente em que estamos inseridos, para que fiquem saudáveis para as próximas gerações.

Outro grande dilema da sociedade está no avanço tecnológico. É certo que a tecnologia nos traz facilidade e praticidade ao nosso dia a dia, mas cada vez mais, está ganhando mais espaço em nosso cotidiano, e causando uma modificação na forma de ser e estar no mundo no que se refere às diversas práticas sociais. As pessoas precisam refletir sobre essa nova forma de lidar com a tecnologia e se policiar para que as atividades no mundo virtual não tomem mais tempo que as relações face a face. O avanço tecnológico também nos trouxe o desemprego, gerado pelo uso intensivo das máquinas nas indústrias, na agricultura e no comércio.

Ter uma vida saudável é essencial para o bem-estar e reflete positivamente no dia-a-dia. Conscientizemo-nos para que nossas ações contribuam para isso.

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229