JUPIC

 

JUPIC é a sigla para Justiça, Paz e Integridade da Criação

 

“A JUPIC tem como objetivo a transformação das estruturas, das políticas e das práticas que dominam e destroem a integridade da criação, e busca uma verdadeira qualidade de vida para todos e todas, especialmente para os/as marginalizados/as”.

“JUPIC busca preservar o meio-ambiente e transformar a situação das pessoas, das comunidades e das nações, mediante a análise, a defesa e as atividades planejadas, para que todos e todas possam viver como pessoas criadas à imagem de Deus. Desta forma, JUPIC proporciona o fundamento para todos os demais ministérios da Igreja e para sua missão evangelizadora”.

Bispo Kevin Dowling.Igreja Católica Romana  da Diocese de Rustenburg na província eclesiástica de Pretória na África do Sul) 

 

Metas de JUPIC:

  • Conscientizar as pessoas sobre as causa dos sofrimentos e da pobreza, assumindo as implicações sociais da fé.
  • Potenciar as pessoas para que trabalhem por uma sociedade mais justa, onde sejam respeitados os direitos humanos  básicos como a alimentação, a água, a moradia, a educação, a saúde, o emprego e a participação política e social.
  • Ajudar a sociedade na ação de promover a Justiça e a Paz em favor dos pobres, dos marginalizados, dos desvalidos e dos oprimidos.
  • Trabalhar para que JUPIC esteja integrada em todas as nossas comunidades e ministérios;
  • Cuidar da Integridade da Criação;
  • Optar, conscientemente, pela não violência como estilo de vida;
  • Responder criativamente às realidades de nosso tempo onde a vida está ameaçada;
  • Trabalhar em rede dentro de nossas Províncias/Regiões, com as SSpSAP, com SVD, com VIVAT Internacional, com leigos(as) e outras organizações.

Considerar a espiritualidade como “fé vivida” ajuda-nos a entender o que significa “espiritualidade”. A espiritualidade tem a ver com o seguimento do espírito de Jesus, com o modo como vivemos nossa fé. Uma possível definição de espiritualidade: é a atitude fundamental de fé de uma pessoa que conforma seu pensamento e sua ação ao espírito de Jesus. Podemos dizer que tipo de espírito habita em uma pessoa vendo como atua e fala.

 

Um caminho para entender a espiritualidade de justiça e Paz:

Segundo Peter Henriot S.J. (pequisador jesuíta, orador e escritor sobre a Justiça Social da Província da Zâmbia-Malawi na África) a espiritualidade de Justiça e Paz contém quatro passos importantes:

1.       É um modo de vida.

2.       É modelada seguindo o exemplo de Jesus, e tem raízes nas Escrituras e na Doutrina Social da Igreja.

3.       Tem como objetivo transformar a sociedade.

4.       É levada adiante pelos cristãos comprometidos.

 

A espiritualidade do apostolado de justiça e Paz

A quatro palavras-chave que identificam os aspectos essenciais da espiritualidade de Justiça e paz:

 

1.   Fé: Cremos em Jesus Cristo, o Filho de Deus que caminhou entre nós para garantir que todas as pessoas tenham vida e vivam em plenitude. Abraçamos e tentamos viver os valores e as atitudes de Jesus. Quando trabalhamos pela Justiça e pela Paz, e vivemos nossa fé em Deus e em Jesus, no Espírito Santo, temos a espiritualidade de Justiça e Paz.

 

 

2. Relações: Vivemos nossa fé através do que dizemos e fazemos, especialmente, no modo como tratamos os demais e nos relacionamos com eles. Relações boas, límpidas, honestas e respeitosas são justas e trazem paz. Relações destrutivas, exploradoras, daninhas e desrespeitosas são injustas e impedem a paz. Nosso modo de relacionarmos pode converter-se em expressão de nossa espitualidade de Justiça e Paz.

 

3. Profecia: Vivemos nossa fé através do papel que desempenhamos na sociedade. Seguindo a tradição dos profetas do Antigo Testamento, exercemos uma função profética quando nos identificamos com as pessoas que recebem um tratamento injusto e falamos e agimos contra esta injustiça. Desafiamos a injustiça na sociedade, promovemos a Justiça e trabalhamos por instaurar nela a Paz. O testemunho profético é um elemento muito importante em nossa espiritualidade de Justiça e Paz.

 

4. O Espírito Santo: O Espírito Santo nos ajuda a viver nossa fé e a expressar nossa espiritualidade de Justiça e Paz. É o Espírito quem nos capacita, nos fortalece, e nos dá sabedoria e coragem para atuar com justiça na promoção da Paz. O Espírito é quem nos dá força e o amor para continuar nosso trabalho, inclusive no meio de obstáculos e dificuldades.

 

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229