VIVAT fortalece o trabalho em rede

Com o tema “Para que tenham Vida”, de 4 a 8 de agosto VIVAT Internacional realizou um encontro no Paraguai. VIVAT é uma ONG que possui caráter consultivo no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ONU – e foi fundada pelos Missionários do Verbo Divino e pelas Missionárias Servas do Espírito Santo. Hoje, 12 Congregações fazem parte de VIVAT somando mais de 100 mil membros.

No Paraguai, estiveram presentes mais de 90 pessoas, entre leigos(as) e religiosas(os), vindos de diferentes países. Um dos objetivos do encontro foi facilitar o trabalho e a colaboração em rede entre todos os membros de VIVAT, de modo a aumentar a eficácia de suas ações como defensores das populações marginalizadas, a quem servem. Houve muita troca de experiências. Muitos agricultores(as) paraguaios, expulsos de suas terras, estavam presentes e partilharam suas lutas e esperanças.

Temas como: Justiça e paz na Bíblia; Justiça e Paz na Doutrina Social da Igreja; Direitos Humanos e o papel das ONG’s frente a eles; A Estrutura da ONU e quais são os procedimentos para fazer chegar alguma demanda até ela, contribuíram para que cada participante repensasse sua prática pastoral e social.

Temos a certeza que todas as pessoas que participaram dessa oficina, oferecida por VIVAT Internacional, saíram dela com o sentido de missão renovado.

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229