Hora Santa – Fraternidade e Políticas Públicas – CF 2019

Dirigente – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos – Amém!

Dirigente – O Deus da Esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja conosco.

Todos – Onde reina o amor, fraterno amor, onde reina o amor, Deus aí está. (pode ser cantado).

 

Exposição do Santíssimo (canto à escolha)

 

Dirigente Graças e louvores, sejam dados a cada momento!

Todos – Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Leitor(a) – A Quaresma é um tempo favorável para os cristãos saírem da própria alienação existencial. A força do Evangelho desperta para a grandeza e para profundidade da vida em Cristo. O tempo favorável é a possibilidade de nos deixarmos tomar pelo amor do Crucificado e pela transformação do Ressuscitado.

Leitor(a) – Na busca de conversão e de transformação, a Igreja no Brasil oferece às comunidades, no tempo da Quaresma, a realidade das políticas públicas como reflexão. Política é o cuidado da cidade. É a “forma sublime de exercer a caridade” (CNBB, 67)

Leitor(a) – Como cristãos, discípulos missionários de Jesus Cristo, somos chamados a perceber as políticas públicas como ações misericordiosas. Participar das discussões e execução das políticas é ajudar a construir uma verdadeira fraternidade e resgatar a dignidade de irmãos e de irmãs.

Leitor(a) – As políticas públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado, para garantir e colocar em prática os direitos previstos na Constituição Federal e outras leis.

Leitor(a) – Vamos lembrar as diversas políticas públicas que temos no Brasil e apresentá-las neste momento de adoração:

 

  1. Políticas públicas sociais: da saúde, da educação, da habitação e da Previdência Social.
  2. Políticas públicas econômicas: fiscais, cambiais, industriais e comerciais.
  3. Políticas públicas administrativas: sobre democracia, participação social e descentralização das decisões.
  4. Políticas públicas específicas: do meio ambiente, da cultura, da agricultura, dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos jovens, das crianças, dos idosos, entre tantas outras.

 

Leitura da Profecia de Amós (8,4-8)

 

Momento de silêncio, interiorização e adoração.

 

Canto - Onde reina o amor, fraterno amor, onde reina o amor, Deus aí está.

 

Leitor(a) – No dia 23 de março último, a CNBB divulgou uma nota sobre a Reforma da Previdência.

Lembra que a Constituição Federal de 1988 estabeleceu que a Previdência é um direito social dos brasileiros e brasileiras. Não é uma concessão do governo. Os direitos sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática e qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio.

Todos – “Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam no chão.” (Amós 5,7)

Leitor(a) – Afirma ainda que os números apresentados pelo governo, sobre o déficit previdenciário, são diferentes dos números apresentados por outras instituições. Não é possível encaminhar solução de assunto tão complexo com informações inseguras, desencontradas e contraditórias.

Todos – “Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam no chão.”

Leitor(a) – A CNBB lembra que nosso sistema da Previdência Social tem uma matriz ética. Foi criado para a proteção social de pessoas que ficam expostas à vulnerabilidade social, particularmente as mais pobres. Não se soluciona o problema excluindo da proteção social os que têm direito a benefício. A PEC da Previdência escolheu o caminho da exclusão social.

Todos – “Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam no chão.”

Leitor(a) – O manifesto da CNBB, em vez da PEC, propõe avaliar a dívida pública, taxar rendimentos das instituições financeiras, rever os incentivos às exportações de mercadorias e cobrar os devedores da Previdência. Essas ações ajudam a criar o fundo de reserva do regime da Previdência Social.

Todos – “Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam no chão.”

Leitor(a) – Por fim, a CNBB convoca os cristãos e as pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscarem o melhor para o povo, principalmente os mais fragilizados.

 

Momento de silêncio, interiorização e adoração.

 

Canto à escolha.

Preces espontâneas.

Pai-Nosso.

Canto de reposição do Santíssimo, à escolha.

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229